sábado, 12 de abril de 2008

Complexidade humana - Heróis e Vilões.


"Nem vilão, nem herói. Humano. Profundamente humano. No sentido de pertencer à humanidade. Forjado do numa estrutura viciada e deformante, vítima de si mesmo, do processo de reificação que alimenta e do qual não pode também se esquivar."
Graciliano Ramos.






Zé, tudo jóia?

Eu tô bem sim. O que achou do texto acima? Eu simplesmente o acho perfeito!

Ninguém é só vilão, só herói, só bandido, só mocinho. O ser humano é muito mais complexo do que uma simples definição conceitual.
Nossa tendência de rotular a todos, acabamos por menosprezar quem definimos e até mesmo a nossa própria raça.

Você não pode se esquivar, completamente, de toda a sociedade e de suas influências. Tudo que você sabe e pensa é sempre amarrado a algum marco teórico, ou seja, a alguma teoria explicativa consagrada e considerada compatível com seu eu interior.

Seus pais, seus amiguinhos de infância, seus colegas de trabalho, seus vizinhos, o que vê na TV... Tudo te forma, te faz ser quem você é hoje. Você é um misto de tudo que há no mundo de bom e de ruim.

Ser este "amarrado" de humanidade é o que te torna único. Ninguém conseguirá fazer um novo você! A receita é única, exclusiva. Fique feliz por ser você e se permitar acertar e errar, mas nunca se acomode nos seus erros, lute. "A sorte sorri aos fortes." Terêncio

Além de se conhecer, se permitir humano, passível de errar, permita a seu próximo ser o que é. Seja compreensível. Se ligue a quem combine com você, mas não despreze os antagonistas pois eles podem te oferecer o que você não tem, pois ao passar do tempo, verá que conseguiu mais alguns ingredientes que o tornarão ainda mais especial-----> HUMANO!

Um grande abraço...

Inté Zé!

2 comentários:

Cátia disse...

Boa tarde.
A complexidade do ser humano é muitas vezes criada por ele mesmo, nós temos o dom de tornar difíceis as coisas simples da vida. Isso acontece porque muitas vezes não entendemos nossas vontades, buscamos no outro não o que ele é, mas, o que queríamos que ele fosse.

Um abraço.
Cátia

Inevitable disse...

Hey. Vi seu coment no meu blog e li o blog do seu amigo. Sim... concordo com ele em muitos fatores, em outros não, mas não vem ao caso!
O caso é que mesmo lendo o texto dele, a pergunta continua na minha mente como uma incognita! Pq a igualdade não é possivel?

Hum... anyway... valeu pelo comentário! ^^